quarta-feira, 28 de maio de 2008

Só os paraquedistas sabem porque cantam os pássaros!

50 segundos em queda livre é uma sensação indescritível, por mais que se fale, ouça, imagine, veja vídeos, seja o que for.. nada transmite o que realmente se sente quando se está a cair a 220km por hora e a ver o chão cada vez mais próximo.

A saída do avião é algo muito à frente... não tem nada a ver com qualquer outra experiência... nem sei como expressar... é brutal!!

Como dá para perceber, desta vez é que foi, SALTEI! Apesar de estar na dúvida até lá chegar, pois por várias vezes, até chegar a Évora, ter chovido e bem e para melhorar ainda mais o nervosismo, já quase na saída da auto estrada, , o meu carro decide fazer um barulho muito estranho como se fosse desmantelar... lol... Bom.. lá conseguimos chegar e não estava a chover, muito pelo contrário o céu abriu e estava um belo sol como se nos tivesse a receber.

Quando chegamos ao hangar tinha acabado de sair um grupo para saltar, preenchemos a declaração que nos permitia saltar e vimos os saltos, enquanto aguardávamos ansiosamente a chegada dos instrutores... falo no plural porque fui saltar e levei a companhia da minha amiga broa de milho, o irmão dela e outra amiga, os quatro fomos saltar. Além da companhia que ficou em terra, mais sete pessoas, às quais agradeço a força e companhia.

Após a sua chegada foi definido quem ia saltar com quem! conheci o meu instrutor e comecei a relaxar enquanto ele nos explicava como ia decorrer o salto e o que deveríamos fazer.

A minha vida estava nas mãos daquele homem que tinha acabado de conhecer.. porque me sentia tão confortável?! Pelo profissionalismo que demonstrava, o à vontade com todo aquele material que iria garantir que iríamos chegar inteiros, a simpatia, o bom humor, tudo nele demonstrava confiança... até a voz, que tinha um timbre muito agradável e seguro... (e é claro que ele também queria chegar vivo, portanto iria se assegurar que tudo corria bem! lol).

Ele informa-nos que quando estivermos no avião, nos dá novamente as últimas coordenadas e que quando estivermos à porta do avião, não iríamos ser avisados de quando saltamos (deve ser para ninguém ter tempo de se arrepender, hehehe) nem quando iria ser aberto o paraquedas!

A vista do avião a 4200metros é espectacular ... e quando se abre a porta... uaaaa... que barulheira faz o vento! É agora! É desta!

O céu não é o limite...
........ é o ponto de partida!

Aprendi apenas num dia, mais especificamente no sábado dia 24 de Maio, o significado da frase que está como titulo e esta.

A vida passa a ter outro sentido e volta e meia lá estou eu a saltar novamente... em pensamento... absorvida pela sensação... e decididamente quero saltar novamente o mais rápido possível!

Sentir o vento a passar entre os dedos..

Durante 1/2 segundos gritei... de adrenalina, espanto... que loucura...! entretanto com tanto ar frio a entrar pela boca e pelo nariz tive que fechar a boca e lembrar-me que tinha que respirar!

Não senti medo, ao contrário do que pensei.... achei que quando estivesse à porta do avião iria sentir o meu instinto de sobrevivência a "gritar" para não saltar... mas nada... a sensação é demasiado espectacular para te ocorrer qualquer problema que possa surgir... a única parte que me "assustou" um pouco mais foi mesmo o ter dificuldade em respirar.

Nos cerca de 50segundos de queda livre fui filmada, e só depois quando vi o vídeo percebi as palhaçadas que o instrutor fazia atrás de mim, enquanto eu tentava respirar, olhar para o cameraman na linha do horizonte como me tinham dito, olhar para o chão e -lo cada vez mais próximo, sentir o vento nas minhas mãos a fazer uma pressão enorme e de repente.... uaaaaaaa... ai vou eu para cima a ser puxada pelo paraquedas.... e silêncio..... que silêncio..... entretanto continuo com alguma dificuldade em respirar e digo ao instrutor ao que ele me responde que já me ajudava.. enquanto ele soltava algumas das correias que já não eram necessárias e que nos permitia ficar um pouco mais confortáveis. Ele solta-me um pouco a fita que tenho sobre o peito e diz-me para pegar nos manípulos do paraquedas (vela), sem que ele próprio também nunca as soltasse, era só mesmo para eu perceber o movimento que se pode fazer pois era ele quem continuava a pilotar. Puxa um dos manípulos e de repente sinto-me a dar uma volta e o mundo a girar, paramos e repetimos agora para o outro lado....

O chão cada vez mais próximo e ele pede-me para ensaiar o que iríamos fazer quando aterrássemos, ponho as mãos por baixo das pernas junto aos joelhos e puxo de modo a ficar "sentada no ar" sendo a aterragem feita por ele, sem qualquer impacto em mim. A viagem está a acabar vejo o aeródromo bastante perto e alguns dos paraquedistas que já tinham aterrado, por momentos tive a sensação que iria aterrar em cima de algum deles, mas claro que não foi isso que aconteceu. Foi o aterragem perfeita, ele toca primeiro com os pés no chão e logo de seguida eu, ficamos os dois em pé.... ele solta-me... o cameraman volta a aparecer ... regista o momento... estou meia atordoada com tanta emoção.... entretanto a minha amiga broa de milho aterra também.. vou ter com ela.. damos um abraço! ela com lágrimas cheias de emoção, de felicidade, ambas com um sorriso estampado na cara que iria demorar a passar! Para dizer a verdade, chegámos ambas à conclusão que nunca passa por completo, pois cada vez que nos lembra-mos da experiência o sorriso volta.

Voltamos para junto dos nossos amigos com uma sensação de satisfação... ainda nas nuvens... e já com vontade de voltar a saltar!!

Uma experiência que vai para sempre ficar marcada em mim! uma ilusão... um sonho... que pensei que não iria realizar... e não é que se realizou! graças a um empurrãozinho dos meus amigos! ;))

Estarei brevemente em Évora desta vez para dar força em terra a uma outra amiga que vai também saltar! Não me importava de saltar também... mas não será para já que o vou fazer... daqui a uns tempos, espero repetir!!....

"Porque uma vez que tenhas experimentado o voo, caminharás sobre a terra com o olhar posto no céu. Porque já lá estiveste e para lá queres voltar."
Leonardo Da Vinci

É o que eu sinto!! Experimentem!!

5 comentários:

Broa de Milho disse...

Amiga do meu coração...
Ao ler o teu texto nem imaginas o sorriso enorme estampado no meu rosto. Nem tenho palavras para descrever o que senti na altura. Apenas chorei de felicidade e de agradecimento pela dádiva daqueles minutos.
E sábado lá estaremos novamente, não para saltarmos por muita pena nossa, mas para dar força à nossa amiga do peito. E claro ouvir aquele barulhinho fantástico dos paraquedas ao vento.
Não desistir de sonhar.. E por isso continuamos no céu!
Bjo grande

Broa de Milho disse...

A Paula? Onde está a Paula?
Ahahahaha

Estava à espera do meu instructor e respectivo paraquedas.. sem eles não!!

csc disse...

Estava a ficar "aflita", porque não te via, não sabia o que se passava... apesar do meu instructor dizer que faltava um piloto (instructor) e que não partiamos enquanto não tivessem todos, só fiquei descansada quando te vi e percebi que estava tudo bem!! E ainda bem que lá estavas pois partilhamos mais uma experiência magnifica para contar aos netos!

João disse...

O lema não é bem assim... É mais "Só quem voa sabe porque cantam os pássaros", afinal de contas, desde pára-quedistas a astronautas há muita gente a andar no ar :)

Até agora, o que mais próximo se aproxima de um pássaro ainda é o Yves Rossy :)

csc disse...

Obrigado pela correcção, concordo, com certeza não serão apenas os paraquedistas a saber o motivo do canto dos pássaros, no entanto eu vi esta frase num espaço de paraquedistas, portanto eles com certeza “puxam a brasa à sua sardinha”, como se costuma dizer. :)

Benvindo ao meu blog e agradeço o comentário. :)